Irmandade, série nacional de destaque na Netflix, traz uma segunda temporada ainda mais intensa e repleta de debates acerca do mundo carcerário, com uma moldura noventista.

 

Depois do período extremo da pandemia, a Netflix retomou as gravações e lançou no dia 11 de maio s Segunda Temporada da Série IRMANDADE. Ambientada na cidade de São Paulo dos anos 90, o thriller conta a história de Cristina (Naruna Costa), uma advogada honesta e dedicada que descobre que seu irmão Edson (‪Seu Jorge‬) está preso e lidera uma facção criminosa em ascensão – conhecida como “Irmandade”. Ela então é forçada pela polícia a virar informante e a trabalhar contra o irmão, que não vê há anos. Assim, ao se infiltrar na Irmandade, numa missão arriscada e perigosa, ela entra em contato com seu lado mais sombrio, e começa a questionar suas próprias noções de Justiça.

A narrativa continua com as histórias de Edson, Cristina, Darlene e Ivan. “Depois de um plano bem sucedido que colocou a Irmandade em todos os jornais, Cristina experimentará o poder pela primeira vez. Inebriada por isso, ela fará o que for preciso para levar a facção ao próximo nível e espalhar seu mundo pelo país. Mas agora as apostas são maiores”, revela a sinopse oficial. “Edson corre risco de vida na prisão e enfrenta extorsão pelo corrupto Secretário da Segurança. Cristina precisará bolar um plano muito mais complexo enquanto tenta reconquistar a confiança de Darlene e enganar seu outro irmão, Marcel, que se delata informações a polícia na tentativa de salvar sua irmã​”. E Enquanto a primeira temporada trata desse surgimento, a segunda mostra os desdobramentos do crescimento das facções, sua relação promíscua com as autoridades e o começo da atuação das facções no tráfico de drogas fora das prisões nos anos 1990″.

A trama é criada e dirigida por Pedro Morelli. Pedro delineou pontos sobre a Série, sobre o sistema carcerário e o surgimento das facções: “As condições degradantes de muitas prisões brasileiras são o principal motivo do surgimento das facções”, diz. e complementa ” Quando a gente decidiu falar sobre facções, haviam abordagens dramatúrgicas possíveis. A mais esperada e a menos bacana seria por meio de um policial investigando uma facção. A segunda era colocar o líder da facção no centro da trama. Até que surgiu a ideia de fazer a série tendo uma mulher protagonista, que é a Cristina, e abordar esse universo das facções através da ótica da mulher”. E finaliza “É uma série com ritmo, ação e constantes viradas emocionais que proporcionam adrenalina e entretenimento. No entanto, sempre nos esforçamos para que não seja um divertimento vazio”, explica Pedro.

Veja o teaser da segunda temporada:

O Ator Paulo Gabriel, participa da trama, no Núcleo Policial, como discípulo do Policial Andrade (Danilo Grangheia).Ele dá vida à Mattos, um policial intempestivo que não mede esforços e consequências para vingar a morte de um dos seus. De temperamento explosivo e com retórica de vingança a personagem sai em busca dos culpados da morte do seu superior de incursões. Entre reviravoltas e descobertas Mattos descobre algo revelador sobre Darlene (Naruna Costa) e que pode colocar em cheque seu plano e tornar pública que ela é uma informante da polícia. Com isso, Mattos de caçador passa a ser caçado e cai numa emboscada planejada pela mesma no intuito de literalmente torna-lo queima de arquivo.

Paulo Gabriel fala um pouco sobre a obra sua personagem e sobre a obra: ”Irmandade, em sua segunda temporada, traz a frente, aliás bem a frente as questões da política carcerária brasileira. Escancara este sistema corrosivo e pouco acolhedor ou transformador da massa de encarcerados. A obra traz à tona esse chorume, que de alguma maneira vira vetor na formação das facções, que cansadas dos mal tratos, acharques financeiros e abusos de diversas maneiras promovidas pelo sistema, se organizam como unidade para angariar e defender os presidiários. Isso foi o prenuncio do que se estabeleceu hoje, e Irmandade em sua segunda temporada fala desse ganho de musculatura das facções saindo de um mero estatuto interno dos encarcerados para o plano das ações concretas, com grandes e violentas cenas que chocaram os anos 90 e início dos anos 2000. Um verdadeiro confronto entre Poder de Estado x Poder Paralelo.

E isso não foi digerido pelo Estado e tão pouco assimilado com a devida clareza na ocasião, que não cumpriu sua função de ao menos conceder aos seus ocupantes a chance da requalificação, de dar ressignificação e por fim da inclusão e socialização do carcerário de volta a sociedade. E o Mattos, a minha personagem, faz parte dessa engrenagem. Policial inconsequente, que abusa da autoridade para tirar informações, porém o excesso de confiança o leva a caminhos inesperados, traindo a máxima de que ter uma arma na mão é uma vantagem. Mattos seria talvez um policial com sequelas psicológicas causadas pelo próprio meio ou ainda um perfil de policial que não deveria trabalhar no fronte, quando muito em áreas administrativas, pois sua forma passional se torna um problema quando é preciso ter frieza para evitar damos maiores a si e aos outros.

Irmandade é um conteúdo nacional que enche de orgulho nossa tela, e nossa audiovisual. Eu maratonei a série em um dia. o trabalho é muito redondo, com atuações, direção e uma qualidade apurada de imagem resultam em um projeto e conteúdo singular que com certeza representa ainda nossa brasilidade em fazer conteúdos impactantes, com entrega de produção de grande escala. E foi uma honra poder contribuir nessa narrativa e trabalhar com o Pedro Morelli novamente, trabalhamos juntos na Serie Rua Augusta, da TNT, e é um diretor quer admiro muito pelo seu olhar e capacidade de entrega artística e capacidade de condução com maestria ”

Fontes:

https://mixdeseries.com.br/irmandade-tudo-sobre-a-2a-temporada-data-de-estreia-e-mais/

https://streamingsbrasil.com/irmandade-2a-temporada-final-explicado/

https://streamingsbrasil.com/irmandade-3-temporada-na-netflix-tudo-o-que-sabemos-ate-agora/

https://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-163511/

https://www.terra.com.br/diversao/tv/series/2-temporada-de-irmandade-tem-participacoes-de-icones-do-rap-nacional,f354dee3c6cf2e956cca59ec89e22a2bw9ycpcxa.html

https://www.terra.com.br/diversao/tv/segunda-temporada-de-irmandade-mostra-desdobramentos-do-crescimento-das-faccoes-criminosas,b5248f27bfae07a1ecec919f09576ad63i9desja.html

 

Adaptação do Conteúdo: Redação Site Paulo Gabriel

Importante: Este editorial tem como finalidade de informar e divulgar o projeto e o trabalho do Ator Paulo Gabriel através da fusão de matérias relacionadas ao trabalho em questão, sem o intuito de ferir a autoria dos jornalistas e profissionais de comunicação envolvidos.

Paulo Gabriel é Mattos, na 2ª Temporada de Irmandade
Menu
Paulo Gabriel